top of page
  • Foto do escritorDenyse Ribeiro

O segredo do buquê de noiva



O que há de tão importante no buquê da noiva? CONHEÇA A ORIGEM DO BUQUÊ DE NOIVA

Essa é uma história sem nenhuma pétala de romantismo, sinto muito por desapontar você.


Lá na Grécia antiga os buquês eram feitos de ervas e grãos para que o casal tivesse uma união frutífera, até aqui até que é uma boa história. Mas o buquê também era feito de ervas muito fortes, especiarias e alho, para proteger a noiva de espíritos malignos, pesado né?!.


Já na Europa durante a Idade Média era usado para disfarçar odores, sim, as pessoas tomavam um ou dois banhos por ano. Por isso as noivas carregavam buquês de flores com a intenção de disfarçar mau cheiro corporal.


Atualmente, o buquê é sinônimo de “vida” e “fertilidade” e seu significado passa a ser mais profundo, já que cada cor e flor escolhida para compor o buquê carrega o seu próprio significado.


O SEGREDO

Pra nós, o buquê é um item essencial, pois pode transbordar a personalidade da noiva, sendo um arranjo único, exclusivo e composto pela preferência de quem o escolheu. Sendo assim, vou compartilhar um pouco dos segredos do meu buquê de noiva:



A minha primeira escolha foi a lavanda, eu simplesmente amo a lavanda, mas vou considerar aqui que ela está associada ao despertar espiritual e ao equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Para mim, uma definição perfeita.


Ainda nessa "vibe" de ervas, escolhi arruda, alecrim e manjericão para dar aquele toque de personalidade, sim, são escolhas incomuns na composição de buquês, nesses cinco anos de floricultura nunca havia colocado esses elementos em nenhum arranjo.


O que me motivou a escolher essas ervas?

Alecrim é símbolo de amizade, fidelidade, amor e lembranças felizes;

Manjericão é associada à purificação, alegria e prosperidade;

Arruda é uma das plantas mais poderosas para proteção e para o combate da má energia.


Eu sempre gostei de estudar os "poderes mágicos" das plantinhas, e essas são as minhas preferidas, mas além desses "poderes" há a beleza delas, a flor do manjericão traz frescor e movimento para o buquê e a textura de cada uma delas contribuiu para a harmonia na composição. Vamos falar das flores?!

Símbolo de devoção, a hortênsia também representa coragem, determinação, dignidade, pureza. Associada à exuberância, devido à elegância.

No amor, a rosa branca transmite paz, tranquilidade e inocência, além de transpassar a sensação de calmaria e ingenuidade. É a representação de uma relação amorosa sólida, pura e eterna.


Lírio rosa simboliza o amor e romance. Além de ser uma das flores mais lindas que já vi.


Por fim, o lisianthus tem um significado muito bonito: está associado ao romance e à entrega amorosa.


Quando for escolher o seu buquê leve em consideração aquilo que você admira no mundo, o que deseja para sua união e escolha cada detalhe para que o seu buquê carregue segredos e significados que só você conhece.


Beijos floridos, Denyse Ribeiro



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page